Urologia Pediátrica
A urologia em pediatria (uropediatria) é uma especialidade médico-cirúrgica que trata as malformações dos aparelhos urinário e genital, assim como as doenças adquiridas nestes aparelhos pelas crianças e adolescentes de ambos os sexos.
Muitas das malformações urológicas e genitais demandam correção cirúrgica. As doenças adquiridas, por outro lado, geralmente são tratadas com remédios. Alguns problemas urológicos que só são identificados alguns anos após o nascimento são, contudo, problemas congênitos (presentes desde o nascimento da criança).
Os órgãos estudados são principalmente os rins, as glândulas supra-renais, os ureteres, a bexiga, a uretra, o pênis, os testículos, a vulva, a vagina o útero, os ovários e trompas.
Principais doenças tratadas pelo urologista: hérnia inguinal, hidrocele, criptorquidia, nódulos e tumores do testículo, varicocelo, fimose, hipospádias, alterações da diferenciação sexual, sinéquia dos pequenos lábios, enurese (fazer xixi na cama) e disfunções miccionais, infecção urinária, refluxo vesico-ureteral, bexiga neurogênica, estenose de JUP, válvula de uretra posterior, epispádia, extrofia de bexiga, hematúria (sangue na urina), litíase urinária (pedra nos rins), tumores e traumatismos.