Hematologiapediátrica

A Hematologia Pediátrica consiste na especialidade que trata as doenças hematológicas, ou seja, doenças relacionadas ao sangue dos recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Alterações no hemograma como anemia, contagem baixa ou alta de plaquetas, células brancas (leucócitos) e células de defesa (neutrófilos) devem ser investigadas e acompanhadas por um hematologista. Dentro das anemias a mais comum é a anemia por deficiência de ferro, porém, existem diversas causas como deficiência de vitamina B12 (importante nas crianças com restrição alimentar ou vegetarianas e veganas), ou acido fólico, hemoglobinopatias (como a anemia falciforme e suas variantes), deficiência da enzima glicose-6- fosfato desidrogenase (G6PD), doenças crônicas, incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, dentre muitas outras... A contagem baixa de plaquetas pode estar relacionada a quadros virais, “púrpura” ou até câncer. A contagem baixa dos leucócitos e neutrófilos pode estar associada a doenças hereditárias (de “nascença”) ou adquiridas.

Os distúrbios da coagulação como sangramento fácil ou excessivo e história de trombose ou trombofilia também são acompanhados pelo hematologista.

Por fim, qualquer suspeita de câncer hematológico (leucemia e linfoma) deve ser investigado, diagnosticado e tratado pelo hematologista.

Os principais sinais de alarme do câncer hematológico pediátrico são: alterações no hemograma, febre, emagrecimento, sangramento, manchas roxas na pele, palidez, cansaço, dor óssea, aumento dos gânglios, sudorese noturna e aumento do volume abdominal.

É fundamental que o hematologista que trata a faixa etária pediátrica seja formado em Pediatria ou tenha vasta experiência com crianças e adolescentes, visto que os parâmetros do hemograma, os sintomas das doenças e os tratamentos diferem muito dos adultos.