Você sabia que centenas de crianças com menos de um ano de idade morrem todos os anos no Brasil por causa de acidentes. E que a maioria deles poderia ser evitada com medidas de segurança?
Frequentemente os acidentes acontecem por que os pais não estão informados do que seus filhos podem fazer. As crianças aprendem rápido e, subitamente, conseguirão rolar, engatinhar, sentar e ficar em pé. Seu (sua) bebê pode escalar antes de andar, ou andar com apoio meses antes do que você espera. Agora ele (a) vai segurar quase tudo e vai alcançar objetos que ele (a) não alcançava antes.
Quedas
Devido às novas habilidades do bebê, ele vai cair bastante. Proteja seu filho de acidentes. Instale grades nas escadas e portas para mantê-lo (a) fora de locais onde ele (a) possa se machucar. Instale redes de proteção em todas as janelas. Remova móveis com bordas pontiagudas do local onde brinca, ou instale protetores nas bordas.
Não use um andador. Seu (sua) bebê pode virar o andador ou rolar de uma escada. Os andadores permitem que os bebês alcancem objetos pesados e alimentos quentes, e eles podem puxá–los e se machucar.
Caso seu (sua) filho (a) caia de algum local alto ou não esteja agindo normalmente após uma queda, ligue para o seu pediatra.
Queimaduras
Entre os 6 e 12 meses as crianças tentam pegar tudo que está ao seu alcance. Nunca deixe bebidas quentes em mesas ou no balcão da cozinha. Não segure líquidos ou alimentos quentes perto de seu (sua) filho (a) ou enquanto você o carrega. Ele (a) pode se queimar. Além disso, não o (a) deixe andar ou engatinhar perto do fogão. Enquanto você estiver cozinhando ou comendo e não puder dar atenção ao seu (sua) filho (a), é melhor deixa-lo (a) em um local mais seguro, como um cercadinho, berço ou em uma cadeira de alimentação com o cinto afivelado.
Para evitar queimaduras pela água, a temperatura máxima que sai do chuveiro ou da torneira deve ser de 49oC. Na maioria dos casos você pode ajustar a temperatura do aquecedor.
Se o seu (sua) filho (a) se queimar, cubra a queimadura com gaze estéril ou com um pano limpo, sem apertar, e ligue para o seu pediatra.
Afogamento
Nessa idade, o seu (sua) filho (a) adora brincar na água. Imediatamente após o uso, esvazie toda a água de banheiras, baldes ou de qualquer recipiente com líquidos logo após o uso. Mantenha as portas dos banheiros fechadas. Nunca o (a) deixe sozinho dentro ou próximo a uma banheira, balde com água ou piscina, mesmo que brevemente. Um afogamento pode ocorrer em menos de 5 cm de água. Saber nadar não torna o ambiente aquático seguro nessa idade. Fique a uma distância máxima de 1 braço quando ele (a) estiver dentro d´água.
Se houver uma piscina na sua casa, instale uma cerca ao redor da mesma (em todos os quatro lados). A maioria dos afogamentos em crianças ocorre por falta de uma cerca que impeça o acesso da criança à piscina. Esteja preparado – instale uma cerca ao redor de sua piscina agora, antes que sua criança comece a andar.
Envenenamento e Engasgo
Seu (sua) filho (a) vai explorar o mundo colocando toda e qualquer coisa em sua boca. Nunca deixe objetos pequenos ou balões ao alcance dele (a), nem por um breve momento. Não o (a) dê alimentos duros como salsichas, cenoura crua, uvas, amendoim ou pipoca. Corte todos os seus alimentos em pedaços pequenos para prevenir engasgos.
Esteja preparado caso seu (sua) bebê se engasgue. Peça que o seu pediatra te ensine o que fazer nessa situação. Aprenda a salvar a vida de um bebê engasgado.
As crianças põem tudo em sua boca, mesmo que o sabor não seja bom. Muitos itens banais em seu lar podem ser venenosos para seu (sua) filho (a). Certifique-se de manter itens caseiros como produtos de limpeza e remédios em locais altos e fechados, fora do alcance e do campo de visão dele (a). Não guarde soda cáustica na sua casa. Se o local onde você armazena os produtos de limpeza for baixo, é melhor trancá-lo com um cadeado. Lembre-se que ele (a) não vai lembrar o que pode ou o que não pode fazer nessa idade, quando estiver explorando a casa.
Se o seu (sua) filho (a) ingerir algo que possa ser venenoso, ligue para o SAMU (192) ou leve-o a um hospital imediatamente. Não provoque vômitos.
Estrangulamento e Sufocamento
Mantenha o berço do seu bebê longe de janelas. As cordas das persianas ou das cortinas podem estrangulá-lo (a). Amarre as cordas no alto e fora do alcance.
Sacos e sacolas plásticas colocados sobre o nariz e a boca formam uma vedação impermeável e podem sufocar o seu (sua) filho (a). Mantenha-os longe dele (a).
Automóveis
Os acidentes automobilísticos ainda são um grande perigo à vida e saúde do seu (sua) filho(a). A maioria das mortes e das lesões pode ser prevenida pelo uso de assentos de segurança SEMPRE que ele (a) estiver no carro. Uma criança deve usar o bebê conforto até completar um ano ou 13 Kg. O bebê conforto jamais deve ser posicionado em frente a um air bag. Ele (a) também irá se sentir mais confortável e se comportará melhor, o que te permitirá prestar mais atenção e dirigir melhor, prevenindo acidentes. O lugar mais seguro para todos os bebês e crianças é no banco traseiro, na cadeirinha adequada.
Adquira sempre produtos certificados conforme normas europeias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência às lojas que ofereçam auxílio na instalação. Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança. Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente automobilístico.
Nunca deixe seu (sua) filho (a) sozinho dentro de um carro. Mantenha os veículos e os porta-malas trancados. A morte por excesso de calor dentro de um carro em um dia quente pode ocorrer em pouco tempo.
LEMBRE-SE: A MAIOR AMEAÇA À VIDA E SAÚDE SO SEU FILHO É UM ACIDENTE.
As informações contidas nesse texto não devem substituir o atendimento nem o aconselhamento do seu pediatra. Podem haver variações que seu pediatra recomende com base em suas particularidades.
Traduzido e adaptado para o português a partir do original da American Academy of Pediatrics (AAP) por Dr.Carlos Motta, CRM 52.75.806-0.