Você sabia que centenas de crianças com menos de um ano de idade morrem todos os anos no Brasil por causa de acidentes, e que a maioria deles poderia ser evitada?
Frequentemente os acidentes acontecem por que os pais não estão informados do que seus filhos podem fazer. As crianças aprendem rápido e, antes que você perceba, seu (sua) filho (a) pode estar subindo em um lugar alto ou alcançando sua xícara de café quente
Acidentes Automobilísticos
Os acidentes automobilísticos são uma grande ameaça à vida e à saúde do seu (sua) filho (a). A maioria das lesões e das mortes poderiam ser evitadas pelo uso de cadeiras de segurança. Além de estar muito mais seguro (a) em uma cadeira de segurança, ele (a) também irá se sentir mais confortável e se comportará melhor, o que te permitirá prestar mais atenção e dirigir melhor, prevenindo acidentes. Faça o seu primeiro passeio de carro de forma segura – leve uma cadeira de segurança quando ele (a) receber alta hospitalar.
Do Nascimento até completar 1 ano (ou 13Kg) o seu (sua) filho (a) deve usar cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível (voltada para o vidro traseiro – de costas para o movimento – com inclinação sugerida de 45o).
Certifique-se de que a cadeira de segurança do seu (sua) filho (a) esteja instalada corretamente. Leia e siga as instruções tanto da cadeira quanto de seu automóvel. Use a cadeira de segurança sempre que ele (a) estiver no automóvel.
Adquira sempre produtos certificados conforme normas europeias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência às lojas que ofereçam auxílio na instalação. Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança. Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram envolvidas em um acidente automobilístico.
Nunca transporte seu (sua) filho(a) no banco anterior do veículo, principalmente se este possuir um air bag para o passageiro.
Quedas
Logo após o nascimento, os bebês já balançam braços e pernas, assim como empurram objetos com seus pés. Até mesmo esses primeiros movimentos podem resultar em uma queda. À medida que o (a) bebê cresce e consegue rolar, ele (a) pode cair de locais altos, se não houver proteção. Não deixe seu (sua) bebê sozinho em camas, trocadores, sofás ou cadeiras. Deixe seu (sua) bebê em um local seguro, como um berço ou um cercadinho, se você não puder ficar com ele no colo.
Quando seu (sua) bebê começar a engatinhar, instale grades nas escadas e mantenha as portas fechadas para mantê-lo(a)fora de locais onde ele possa se machucar. Instale redes de proteção em todas as janelas.
Não use um andador. Seu (sua) bebê pode virar o andador ou rolar de uma escada. Os andadores permitem que os bebês alcancem objetos pesados e alimentos quentes, e eles podem puxa-los e se machucar.
Caso seu (sua) filho caia de algum local alto ou não esteja agindo normalmente após uma queda, ligue para o seu pediatra.
Queimaduras
Dos 3 aos 5 meses, os bebês vão balançar seus punhos e segurar todos os objetos. Nunca carregue o seu (sua) filho (a) e bebidas ou alimentos quentes ao mesmo tempo. Ele (a) pode se queimar. Você não consegue carregar ambos. Para evitar queimaduras pela água do chuveiro, a temperatura máxima que sai do chuveiro deve ser de 49oC. Na maioria dos casos você pode ajustar a temperatura do aquecedor.
Se o seu (sua) filho (a) se queimar, cubra a queimadura com gaze estéril ou com um pano limpo, sem apertar, e ligue para o seu pediatra.
Engasgos e asfixia
Os bebês exploram o ambiente pondo qualquer objeto em suas bocas. Nunca deixe objetos pequenos ao seu alcance, mesmo que por um breve momento. Nunca o (a) alimente com alimentos endurecidos, como pedaços de cenoura crua, maçã, salsichas, uvas, amendoim e maçã. Corte todos os alimentos em pedaços para evitar engasgos.
Esteja preparado caso seu (sua) bebê se engasgue. Peça que o seu pediatra te ensine o que fazer nessa situação. Aprenda a salvar a vida de um bebê engasgado.
Para prevenir a asfixia e a síndrome da morte súbita do lactente, seu (sua) bebê deve sempre dormir com as costas para baixo. Nunca o (a) ponha em um colchão d´água, almofadas, puffs ou qualquer superfície macia o suficiente para cobrir a face e bloquear a entrada de ar para o nariz e a boca.
Sacos e sacolas plásticas colocados sobre o nariz e a boca formam uma vedação impermeável e podem sufocar o seu (sua) filho (a). Mantenha-os longe de seu bebê.
As informações contidas nesse texto não devem substituir o atendimento nem o aconselhamento do seu pediatra. Podem haver variações que seu pediatra recomende com base em suas particularidades.
Traduzido e adaptado para o português a partir do original da American Academy of Pediatrics (AAP) por Dr. Carlos Motta, CRM 52.75.806-0.