Você sabia que, segundo o DATASUS, os acidentes (causas externas) são a principal causa de morte no Brasil, em crianças de 1 a 4 anos? A maioria desses acidentes poderia ter sido evitada.
Geralmente os acidentes acontecem por que os pais não estão cientes do que seus filhos podem fazer. As crianças aprendem rapidamente e, antes que você perceba, seu (sua) filho (a) estará pulando, correndo, andando de patinete e usando ferramentas. Ele (a) está sob risco principalmente de acidentes por queda, afogamento, envenenamento, queimaduras e acidentes automobilísticos. Ele (a) não consegue entender o perigo ou lembrar o “não” quando estiver explorando.
Quedas
Como as habilidades do seu (sua) filho (a) são agora tão amplas, ele (a) encontrará uma infinidade de situações perigosas dentro de casa e nos arredores.
A criança poderá cair de brinquedos, janelas, escadas, de uma bicicleta, triciclo ou patinete e de qualquer coisa na qual possa subir. Assegure-se de que a superfície abaixo dos brinquedos seja macia o suficiente para absorver o impacto de uma queda. Use tapetes de material macio (EVA, por exemplo) ou materiais como serragem ou areia de pelo menos 25cm de profundidade. A superfície protetora deve se estender por pelo menos 1,80m (ou mais no caso de balanços e escorregadores) em todas as direções a partir do brinquedo.
Tranque as portas de acesso a quaisquer locais perigosos. Instale grades nas escadas e portas para mantê-lo (a) fora de locais onde ele (a) possa se machucar. Instale redes de proteção em todas as janelas e na varanda. Cerque o parquinho. Caso a criança caia de algum local alto ou não esteja agindo normalmente após uma queda, ligue para o seu pediatra.
Armas de Fogo
Crianças que habitam em lares com armas de fogo estão sob um risco maior de serem alvejadas por elas mesmas, seus amigos ou familiares que por um intruso. É aconselhável manter todas as armas fora de casa. Se você tiver uma arma de fogo em casa, guarde-a descarregada e trancada. Esconda a munição em um outro lugar, separado. Antes de deixar seu (sua) filho(a) visitar a casa de um colega, também pergunte aos pais se eles possuem armas de fogo e como elas são guardadas.
Queimaduras
A cozinha pode ser um local perigoso para o seu (sua) filho (a), principalmente quando alguém estiver cozinhando. Se ele (a) estiver próximo, líquidos ou gordura quente podem cair nele (a) e causar queimaduras graves. Ache algo seguro para ele (a) fazer enquanto você estiver cozinhando.
Lembre-se que utensílios de cozinha e superfícies quentes, como o forno e grelhas, podem causar queimaduras por bastante tempo após o uso.
Se ele (a) se queimar, cubra a queimadura com gaze estéril ou com um pano limpo, sem apertar, e ligue para o seu pediatra. Para evitar queimaduras pela água, a temperatura máxima que sai do chuveiro ou da torneira deve ser de 49oC. Na maioria dos casos você pode ajustar a temperatura do aquecedor.
Envenenamentos
Nessa idade, a criança já conseguirá abrir qualquer gaveta e subir onde a curiosidade o (a) levar. Ele (a) também pode engolir qualquer coisa que ele (a) encontrar. Mantenha todos os produtos de limpeza e remédios em suas embalagens originais, devidamente fechados, fora do alcance e do campo de visão dele (a).
Se ele (a) ingerir algo que possa ser venenoso, ligue para o SAMU (192) ou leve-o(a) a um hospital imediatamente. Não provoque vômitos.
E não esqueça os automóveis
Acidentes automobilísticos são uma grande ameaça à vida e à saúde de seu (sua) filho (a). Para evitar traumatismos, use uma cadeira de segurança SEMPRE que ele (a) estiver no carro. De 1 a 4 anos ou de 9-18Kg, a criança deve usar uma cadeira de segurança. Certifique-se que a cadeira de segurança esteja instalada corretamente. Se o peso dele (a) ultrapassar o limite recomendado pelo fabricante da cadeira, ou se suas orelhas estiverem acima dela, use um assento de elevação (booster).
O local mais seguro para todos bebês e crianças é no banco traseiro. Se houver uma emergência e a criança necessitar ser transportada no banco dianteiro, desloque o assento para trás o máximo possível, para distancia-la do air bag.
Não deixe seu (sua) filho (a) andar de patinete, triciclo ou bicicleta na rua. Ele (a) deve brincar em um local cercado.
Sempre ande por trás de seu carro para se certificar que seu (sua) filho(a) não está lá antes de começar a dirigir. Pode não ser possível vê-lo (a)pelo espelho retrovisor.
LEMBRE-SE: A MAIOR AMEAÇA À VIDA E SAÚDE DO SEU (SUA) FILHO (A) É UM ACIDENTE.
As informações contidas nesse texto não devem substituir o atendimento nem o aconselhamento do seu pediatra. Podem haver variações que seu pediatra recomende com base em suas particularidades.
Traduzido e adaptado para o português a partir do original da American Academy of Pediatrics (AAP) por Dr.Carlos Motta, CRM 52.75.806-0.