Você sabia que, segundo o DATASUS, os acidentes (causas externas) são a principal causa de morte no Brasil de 1 a 4 anos? E a maioria desses acidentes poderia ter sido evitada.
Geralmente e acidentes acontecem por que os pais não estão cientes do que seus filhos podem fazer. Nessa idade seu (sua) filho(a) pode andar, correr, subir, pular e explorar todos os lugares. Devido às suas novas habilidades, esse é um período bastante perigoso. Portanto, é sua responsabilidade protege-lo(a) de acidentes. Afinal, a criança não consegue entender o perigo ou lembrar o “não” quando estiver explorando.
Armas de Fogo
Crianças que habitam em lares com armas de fogo estão sob um risco maior de serem alvejadas por elas mesmas, seus amigos ou familiares do que por um intruso. É melhor manter todas as armas fora de casa. Se você tiver uma arma de fogo em casa, guarde-a descarregada, de preferência em um lugar trancada.
Guarde também a munição em um lugar separado. Antes de deixar seu (sua) filho(a) visitar a casa de um colega, pergunte aos pais se eles possuem armas de fogo e como elas são guardadas.
Envenenamentos
As crianças continuam a explorar o mundo colocando tudo em suas bocas, mesmo que o sabor seja ruim. Agora o seu (sua) filho(a) consegue abrir portas, gavetas e embalagens. Por isso você precisa manter produtos de limpeza e medicamentos em locais seguros, além de dar preferência aos medicamentos com tampa de segurança.
O seu (sua) filho(a) agora consegue alcançar locais mais altos. Tenha muito cuidado em guardar os produtos de limpeza e os medicamentos em locais bem altos e fora do campo de visão das crianças (em armários fechados). Nunca guarde soda cáustica em casa. Mantenha todos os produtos em suas embalagens originais.
Se o seu(sua) filho(a) ingerir algo que possa ser venenoso, ligue imediatamente para o SAMU (192) ou leve-o(a) a um hospital. Não provoque vômitos.
Quedas
Para prevenir quedas graves, tranque as portas de acesso a quaisquer locais perigosos. Instale grades nas escadas e portas para manter seu (sua) filho(a) fora de locais onde ele(a) possa se machucar. Instale redes de proteção em todas as janelas e na varanda. Remova móveis com bordas pontiagudas do local onde ele (a) brinca, ou instale protetores nas bordas. Nessa idade, ele (a) vai andar bem e vai começar a subir, correr e pular. Uma cadeira próxima a uma mesa, janela ou balcão permite a criança suba em locais perigosamente altos. Lembre-se que o eles ainda não compreendem o que é perigoso.
Caso seu(sua) filho(a) caia de algum local alto ou não esteja agindo normalmente após uma queda, ligue para o seu pediatra.
Queimaduras
A cozinha é um local perigoso para qualquer criança, principalmente enquanto se preparam as refeições. Líquidos, óleo e alimentos quentes respingados em seu filho causam queimaduras graves. Lugares mais seguros para eles enquanto você estiver cozinhando, comendo ou quando não puder dar-lhe toda sua atenção são cercadinhos, berços ou cadeiras de alimentação com o cinto afivelado. É altamente aconselhável mantê-lo (a) fora da cozinha enquanto você está cozinhando.
As crianças que estão aprendendo a andar vão segurar qualquer coisa para se equilibrar, o que inclui objetos quentes, como a porta do forno. Não deixe seu (sua) filho(a) entrar em recintos com objetos quentes.
O seu (sua) filho(a) vai tentar pegar o seu alimento ou bebida quente, então não os deixe ao seu alcance. Nunca carregue seu (sua) filho(a) e bebidas quentes ao mesmo tempo.
Se o seu (sua) filho(a) se queimar, cubra a queimadura com gaze estéril ou com um pano limpo, sem apertar, e ligue para o seu pediatra. Para evitar queimaduras pela água, a temperatura máxima que sai do chuveiro ou da torneira deve ser de 49oC. Na maioria dos casos você pode ajustar a temperatura do aquecedor.
Afogamento
Nessa idade, uma das coisas que crianças mais gostam de fazer é brincar com água. Nunca deixe o (a0 seu (sua) filho (a) sozinho (a) dentro ou perto de uma banheira, balde ou piscina, mesmo que por um instante. Imediatamente após o uso, esvazie toda a água de banheiras, baldes ou de qualquer recipiente com líquidos logo após o uso. Mantenha as portas dos banheiros fechadas. Um afogamento pode ocorrer em menos de 5 cm de água. Saber nadar não torna o ambiente aquático seguro nessa idade. Fique a uma distância máxima de 1 braço quando ele (a) estiver dentro d´água.
Se você possui uma piscina, cerque-a pelos 4 lados com uma cerca de pelo menos 1,20m. Dê preferência a portões que se fecham automaticamente. A maioria das crianças que se afogam o fazem quando estão brincando fora de uma piscina que não é cercada. Afinal, você não consegue observar seu (sua) filho (a) todos os minutos do dia e apenas alguns segundos são suficientes para que ele (a) saia de casa e sofra um acidente com a piscina.
E não esqueça os automóveis
Acidentes automobilísticos são uma grande ameaça à vida e à saúde de seu (sua) filho(a). Para evitar traumatismos, use uma cadeira de segurança SEMPRE que ele estiver no carro. De 1 a 4 anos ou de 9-18Kg, a criança deve usar uma cadeira de segurança. Certifique-se que a cadeira de segurança esteja instalada corretamente. O local mais seguro para todos bebês e crianças é no banco traseiro.
Não o (a) deixe sozinho dentro ou próximo ao carro. Mantenha sempre as portas e o porta-malas trancados. Crianças deixadas no carro podem morrer, pois as temperaturas podem aumentar rapidamente.
Sempre ande por trás de seu carro para se certificar que a criança não está lá antes de começar a dirigir. Pode não ser possível vê-lo (a) pelo espelho retrovisor.
LEMBRE-SE: A MAIOR AMEAÇA À VIDA E SAÚDE DO SEU (SUA) FILHO(A) É UM ACIDENTE.
As informações contidas nesse texto não devem substituir o atendimento nem o aconselhamento do seu pediatra. Podem haver variações que seu pediatra recomende com base em suas particularidades.
Traduzido e adaptado para o português a partir do original da American Academy of Pediatrics (AAP) por Dr. Carlos Motta, CRM 52.75.806-0.