PneumologiaPediátrica

A pneumologia pediátrica é uma subespecialidade da pediatria que cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que acometem crianças e adolescentes.

Dentre as principais doenças que o Pneumologista pediátrico trata estão: Asma brônquica; Bronquiolite; Síndrome do bebê chiador; Pneumonias; Bronquiectasias; Displasia broncopulmonar; Doenças do interstício pulmonar; Fibrose cística; Malformações do sistema respiratório; Obstrução das vias aéreas; Rinite e sinusite; Tosse crônica; Tuberculose pulmonar; Doenças respiratórias por aspiração de alimentos e problemas de deglutição; Doenças respiratórias por doença do refluxo gastroesofágico.

Essas doenças se não tratadas adequadamente podem causar déficit no crescimento, no desenvolvimento neuropsicomotor, distúrbios de linguagem e do sono, alterações ortodônticas e sequelas respiratórias a longo prazo.

Muitas famílias convivem com crianças com doenças respiratórias sem diagnóstico por anos até finalmente iniciar o acompanhamento especializado. Nesse meio tempo poderiam ter sua doença controlada, menos idas à emergência, menos faltas na escola, melhor qualidade de vida para a criança e seus cuidadores.

As crianças com doenças pulmonares podem e devem ter uma vida normal, correr, brincar e praticar esportes. Isso é possível com o uso de medicação correta e ajuste apropriado das doses. Portanto, o acompanhamento regular com um Pneumologista pediátrico é fundamental para adequado controle e tratamento das doenças respiratórias.