Fonoaudiologia Pediátrica

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado no diagnóstico, prevenção e tratamento das alterações da motricidade orofacial e linguagem desde os primeiros dias de vida.

A alimentação do ser humano deve se dar de forma prazerosa, em todas as etapas. É importante entender que a alimentação supre não apenas necessidades fisiológicas, mas promove também o desenvolvimento das habilidades de motricidade orofacial e da comunicação.

Para auxiliar a amamentação, o profissional atua avaliando as dificuldades da mãe e do bebê. Erros na pega e na posição ao amamentar, por exemplo, são analisados e corrigidos para que ambos sintam tranquilidade e prazer. O objetivo desse trabalho é a manutenção e proteção do ato de amamentar.

Durante a infância, as dificuldades alimentares são comuns, podendo afetar até 50% das crianças. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado a sanar dúvidas, ou intervir de forma precoce minimizando o estresse em torno da não aceitação da alimentação e atraso na comunicação.

As alterações predominantes no desenvolvimento infantil são: dificuldades de mastigação de sólidos, deglutição atípica/adaptada, disfagias (dificuldades para deglutir), respiração oral, ronco e apneia do sono, alteração dos tônus oral e facial, dificuldades da fala e de articulação.