Entenda sobre a Pediatria

A pediatria e puericultura de qualidade têm como proposta a atenção integral à saúde da criança em seu contexto familiar. Neste sentido a promoção de saúde e prevenção de agravos são conceitos fundamentais abordados durante o acompanhamento, desde o nascimento até a adolescência.

Aspectos relacionados ao crescimento, desenvolvimento, amamentação, vacinação, alimentação, sono, comportamento, segurança, higiene e lazer são abordados a cada consulta com o objetivo de manter a estimulação para o desenvolvimento adequado em cada fase.

O tratamento das doenças próprias da infância e de quaisquer doenças neste período da vida com suas peculiaridades deve ser realizado por um pediatra: profissional capacitado e especialmente apto a transmitir informações precisas aos pais, tirando suas dúvidas para que estejam seguros e esclarecidos sobre o quadro de seus filhos. Dependendo do caso e de sua análise ele poderá solicitar a avaliação conjunta de outros especialistas e equipe multiprofissional de sua confiança.

A pediatria envolve uma relação de confiança próxima e saudável entre pais e médicos com fácil acesso para comunicação entre ambos, proporcionando assim um vínculo que faz a diferença na atenção integral à criança e ao adolescente.

Tratamentos e Exames